Voltar
Desfile de Viaturas de Serviço Coletivo

Desfile de Viaturas de Serviço Coletivo

Calendario
7 | JUL
Horário
09:30 - 11:00
Localização
Avenida da Europa
Publico-Alvo
Geral

Os veículos automóveis de serviço ao público são, frequentemente, considerados uma manifestação de engenho utilitário. Contudo, e em essência, mais do que uma dimensão da capacidade mecânica, por detrás do veículo está o objectivo a que se destinam e aqueles a que servem: a comunidade.

Seja numa vertente associada aos serviços diretamente dependentes de uma organização comum, como as forças de proteção ou de assistência; seja na vertente da representação e transporte dos funcionários e eleitos públicos; seja ainda, por extensão, na prestação de serviços privados a todos os que deles necessitem, por interesse ou casualidade; as viaturas assumem e identificam uma função social.

Em alguns casos simbolizam uma função que se mantém, atualizando as viaturas e as suas características; enquanto que noutros, simplesmente testemunham uma função que teve o seu lugar nas dinâmicas sociais de um passado não tão distante quanto isso. A essas viaturas o seu lugar e a necessidade de com elas se poder manter presente que a História não é o Presente, antes os vários tempos e momentos que são necessários para o atingir.

Por fim, sendo porventura mais relevante ainda: as viaturas de que se trata, são as viaturas que à comunidade em geral e aos seus agentes directos em primeiro lugar, devem fazer jus. Particularmente quando e quanto àqueles serviços que são efectivamente a marca das salvaguardas de uma sociedade que se organiza em torno de uma ideia partilhada de segurança, bem-estar e prestação de cuidado.

São essas as viaturas e são – sobretudo – esses os agentes, que aqui e num primeiro momento, se desejou homenagear.

O ponto de encontro é na Avenida da Europa.